Blitz da Prevenção

Dia Mundial de Luta Contra a AIDS 2013

segunda-feira, 02 dezembro 2013 684 Views 0 Comments

A Equipe Voluntária Brasil realizou entre os dias 25 de novembro e 1º de dezembro a ação Juntos na Luta Contra a Aids. A atividade faz parte do projeto Blitz da Prevenção e tem o objetivo de sensibilizar a população para a importância da prevenção e solidariedade aos portadores da doença.

O DIA MUNDIAL


O Dia Mundial de Luta Contra a Aids, 1º de dezembro, foi instituído em 1988 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma data simbólica de conscientização para todos os povos sobre a pandemia de Aids.

As atividades desenvolvidas nesse dia visam divulgar mensagens de esperança, solidariedade, prevenção e incentivar novos compromissos com essa luta.

A iniciativa foi referendada pelo Sistema das Nações Unidas, por meio da Assembléia Mundial de Saúde, e tem o apoio dos governos e organizações da sociedade civil de todos os países. A cada ano, a OMS elege a população/grupo social que registra o maior crescimento da incidência de casos de HIV/aids e define para uma campanha com ações de impacto e sensibilização sobre a questão.

 

O LAÇO VERMELHO


O laço vermelho é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a Aids. O projeto do laço foi criado, em 1991, pela Visual Aids, grupo de profissionais de arte, de New York, que queriam homenagear amigos e colegas que haviam morrido ou estavam morrendo de Aids.

O laço vermelho foi escolhido pela sua ligação ao sangue e à idéia de paixão, afirma Frank Moore, do grupo Visual Aids, e foi inspirado no laço amarelo que honrava os soldados americanos da Guerra do Golfo.

Foi usado publicamente, pela primeira vez, pelo ator Jeremy Irons, na cerimônia de entrega do prêmio Tony Awards, em 1991.

Ele se tornou símbolo popular entre as celebridades nas cerimônias de entrega de outros prêmios e virou moda. Por sua popularidade, alguns ativistas ficaram preocupados com a possibilidade de o laço se tornar apenas um instrumento de marketing e perdesse sua força, seu significado. Mas, ao contrário disso, a imagem do laço continua sendo um forte símbolo na luta contra a Aids, reforçando a necessidade de ações, pesquisas e, principalmente, de solidariedade aos que convivem com o HIV/Aids.

 

PARCEIROS


Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo
DKT International
Preservativos Prudence
Boca na Boca Boutique Sensual
Universidade Feevale
UNESC
Prefeitura Municipal de Criciúma
Ministério da Saúde – Departamento de DST/AIDS

ATIVIDADES EM NOVO HAMBURGO


Em Novo Hamburgo uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde engajou todos os Agentes de Saúde do município na distribuição de materiais em visitas realizadas na comunidade, além das Unidades de Saúde que realizaram a distribuição de preservativos e informativos aos frequentadores e o Departamento de DST/Aids que realizou testagem anti-HIV.

A Universidade Feevale também foi parceira na ação. Em atividade realizada pela Comissão da CIPA, funcionários distribuíram preservativos e materiais informativos a funcionários e acadêmicos da instituição.

O Grupo de Multiplicadores do Programa SPE/NH divulgou as atividades na Câmara de Vereadores e Centro Administrativo Leopoldo Petry.

Na sexta-feira (29/11) a atividade Novo Hamburgo na Luta Contra a Aids reuniu diversas entidades e serviços públicos na Praça do Imigrante. O Setor de DST/Aids realizou pela primeira vez no município a testagem rápida para HIV.

Após a abertura oficial um bate-papo com a advogada Beatriz Pacheco chamou a atenção de jovens para a importância da prevenção. Um quiosque para esclarecimento de dúvidas foi instalado e os visitantes receberam camisetas da ação. Encerrando as atividades do dia, uma caminhada percorreu o Paradão e entorno da Praça do Imigrante distribuindo preservativos e materiais educativos a população.

Já no sábado a noite uma blitz percorreu as principais casas noturnas e bares da cidade levando preservativos e informativos aos frequentadores.

Durante as atividades na cidade mais de 50.000 amostras de preservativos e e folhetos informativos foram distribuídos.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *