O QUE É SIFILIS?

Perguntas & Respostas
sexta-feira, 20 fevereiro 2015 5746 Views 0 Comments
O QUE É SIFILIS?

Infecção causada pela bactéria Treponema pallidum. Se não for tratada, pode evoluir, gerando complicações e dificultando o tratamento.

Nome popular:

Cancro duro (sífilis primária)

Aparecimento dos sintomas:

A sífilis apresenta sintomas em três estágios:

  • Primeiro estágio: tanto no homem como na mulher, inicia-se entre 10 e 90 dias após o contágio. Surge uma ferida no órgão genital com base dura (cancro duro), que geralmente é pouco dolorosa, mas altamente contagiosa, e desaparece sem tratamento. Algumas vezes é acompanhada de inchaço na virilha. Na mulher, a ferida pode aparecer dentro da vagina ou no colo do útero. Se não tratada, evolui para o segundo estágio.sifilis1
  • Segundo estágio: surgem manchas na pele , feridas ou erupções (principalmente nas palmas das mãos e nas plantas dos pés) e íngua na virilha, de 45 a 180 dias após o contato. É comum acontecer queda temporária de cabelo, inflamação na garganta, entre outros. Alguns desses sintomas podem desaparecer sozinhos, mas isso não significa que a pessoa esteja curada.

sifilis2

 

  • Terceiro estágio (sífilis tardia): ocorre geralmente de 2 a 20 anos após a infecção. A doença pode causar lesões nos ossos, coração, sitema nervoso, podendo levar a paralisia, doença mental, cegueira e até a morte.

Importante:

A mulher infectada também pode transmitir, através do sangue, a sífilis para o filho durante a gravidez. Se não identificada durante o pré-natal, pode ocasionar aborto ou morte do bebê ao nascer. Os sintomas podem surgir na criança em qualquer idade, geralmente até os 2 anos de idade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *